O Teatro Municipal “Dr. Losso Netto” apresenta na próxima quinta-feira (16), as 20h30, o Concerto Vozes da Primavera, da Orquestra Sinfônica de Piracicaba com participação dos músicos Alessandro Penezzi, Caco Piccoli e Mazinho Quevedo. A apresentação tem entrada gratuita com retirada dos ingressos antecipadamente na bilheteria do teatro.
Com repertório composto por 16 músicas, mesclando o erudito e o popular tem na versão erudita as músicas “Canção da Primavera”, “Belo Rosmarim”, “Narcisus”, “Rosas do Sul”, “Vozes da Primavera” e na versão popular as músicas “Primavera de Beijos”, “Rosa”, “Abismo de Rosas”, “Flamboyant”, “Linda Borboleta”, “Beija-Flor”, “ Tu Passaste Por Este Jardim”, “Flor de São João”, “Pé do Ipê”, “Aquela Flor” e “Piracicaba”.
A orquestra
A orquestra sinfônica teve como primeiro regente Lázaro Losano, no início do século XIX. A primeira apresentação aconteceu em março de 1900, na matriz de Santo Antônio. Considerada patrimônio histórico de Piracicaba, tem 106 anos, marcados por vicissitudes e êxitos, em que não faltou a dedicação de seus músicos, entre eles Olênio Veiga, que dela participou de 1928 a 1997, e de professores da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, como Alcides Guidetti Zagatto e Jaime Rocha de Almeida.
Sob a regência de Egildo Pereira Rizzi, desde outubro de 1997, a orquestra promove espetáculos magníficos destinados à divulgação da música erudita, ao resgate da obra autores nacionais e à valorização da cultura popular, de que foram exemplos a partir de 1996, o Concerto da Cidade de Piracicaba e os espetáculos Alvorada de Lírios (comemorativo do centenário de nascimento de Erotides de Campos), Lendas do Brasil (comemorativo dos 500 anos do Brasil e do centenário da Orquestra) e Terra da Viola, em que se uniram pela primeira vez, a espontaneidade da música caipira e a elaboração da música sinfônica.