A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) realiza no próximo dia 18 de novembro as ações do Dia Nacional de Mobilização Contra a Dengue na cidade.

O evento marca o início da campanha de combate à doença, que deverá acontecer durante todo o verão, período propício para a proliferação do mosquito, devido à combinação de calor e chuvas mais freqüentes. A campanha pretende estimular a população a realizar ações diárias para evitar a formação de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano, já foram registrados no país mais de 280 mil casos de dengue. O maior número de casos, cerca de 121 mil, foi na Região Sudeste. Em Piracicaba, no período de janeiro a 04 de novembro, foram notificados 432 casos suspeitos, dos quais 86 foram confirmados como dengue.

As equipes de agentes de controle de zoonoses estarão circulando por diversos pontos do município desenvolvendo ações educativas referentes à prevenção da doença. Entre os locais estratégicos escolhidos para a mobilização, estão: Praça da Igreja Matriz da Vila Rezende, Paraíso da Criança (Zoológico), Terminal Central de Integração, Estacionamento do Mercado Municipal, Praça Takaki e área de lazer do Bairro Morumbi.

Nesses locais está programada exposição sobre criadouros e ciclo de vida do mosquito, maquetes, apresentação de malabares, pintura de rosto para crianças, teatro de fantoches e distribuição de folhetos informativos. No Terminal Central de Integração e no Mercado Municipal serão apresentados os equipamentos utilizados para o controle do mosquito, como: nebulizadores, máscaras, vestuários de proteção individual, entre outros equipamentos.

As ações promovidas pelo CCZ incluem ainda a afixação de cartazes em pontos de grande circulação de pessoas e distribuição de folhetos informativos em terminais de ônibus, rodoviária, Carrefour, shopping, hipermercados Pão de Açúcar e Carrefour, Praça José Bonifácio, Associação dos Funcionários Públicos, Sesi, Sesc. A distribuição terá apoio e parceria dos escoteiros e do Tiro de Guerra.