Com o objetivo de valorizar o trabalho dos artistas piracicabanos, abrindo portas do Teatro Municipal para os músicos divulgarem seus trabalhos, o Prata da Casa, projeto da Secretaria Municipal da Cultura apresenta na próxima terça-feira (14), às 20h30, no Teatro Municipal “Dr. Losso Neto”, o show “Disfarça e Chora” – Tributo a Cartola, com interpretação de Lú Garcia, Sandra Rodrigues e Pitu.

Dono de uma obra ímpar na música popular brasileira e gravado por gente de peso, ele teve que exercer outros ofícios para sobreviver. Foi tipógrafo, contínuo do Ministério da Indústria e Comércio, gráfico e pedreiro. O hábito de usar um chapéu coco para proteger a cabeça do cimento lhe rendeu o apelido: Cartola. Com esse nome, Angenor de Oliveira se tornaria conhecido e respeitado como um dos grandes da MPB. Seria o Mestre Cartola.

No show serão apresentadas dezenove canções, entre elas, as conhecidas “Alvorada” (Alvorada, lá no morro, que beleza), “Acontece” (Esquece o nosso amor, vê se esquece), “O mundo é um moinho”, e as menos conhecidas “Tempos Idos”, “Corra e Olhe o Céu” e “Disfarça e Chora”, que dá nome ao espetáculo.

Arranjadas por Samuel Gustinelli e Marcos Moraes, as músicas exploram e aproveitam todas as nuances das vozes privilegiadas de Lu Garcia, Sandra Rodrigues e Pitu, expondo a delicada, mas contundente poesia de Cartola e a riqueza melódica que caracteriza sua obra.O show conta ainda com a bateria sensível de Wagner Silva e com o talento de Nina Neder Petrini, pontuando as canções com historietas e fatos pitorescos da vida e da obra de Cartola.