O I Encontro Lúdico Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, sob o tema “Valorizar a Criança e o Adolescente para Construir uma Sociedade Saudável”, foi aberto oficialmente na tarde de hoje, no Engenho Central. Participaram a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Condeca), Delvita Pereira Alves, o Procurador Geral do Município, Milton Sérgio Bissoli, representando o prefeitio o Barjas Negri, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio e Paulo Sérgio Spolidorio, presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente.
O evento prossegue nesta terça-feira, dia 14 e é uma realização do Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente), em parceria com a Prefeitura de Piracicaba e comissões regionais, integradas por conselheiros dos CMDCA’s (Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente), por representantes locais de órgãos ligados ao sistema de garantia dos direitos da
Criança e do adolescente, e por adolescentes.
A presidente do Condeca disse que a expectativa é de que participem cerca de 400 adolescentes, entre 12 e 18 anos. Ela afirmou que é a primeira vez que o Conselho Estadual realiza esse encontro lúdico, reivindicação dos adolescentes, quando da realização da VI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente, ocorrida em Ribeirão Preto, em agosto de 2005. “Neste encontro fortalecemos o processo de participação dos adolescentes e conselheiros na efetivação do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente”
Delvita Pereira Alves explicou que o encontro é para os adolescentes do Estado de São Paulo, que foi dividido em 26 regiões e cada uma, de acordo com o número de população, está encaminhando determinado número de participantes. Durante o encontro, os participantes assistem palestras, debates, apresentações artísticas, exposições educativas, relatos de experiências, tour cultural dentre outras atividades, relacionadas com o tema em discussão.
A secretaria de Desenvolvimento Social afirmou ser um privilégio Piracicaba sediar o evento, importante para discutir políticas e ações voltadas para a criança e adolescente. “Essa troca de experiência nos dará subsídio para avançarmos em relação a esta questão, que tem se tornado importante para o país. Piracicaba tem tem jovens atuantes e participativos e esta administração dá todo o apoio para a implementação de políticas sociais voltadas às crianças e adolescentes”.
Dia 14/11/2006 8:30 – Tour Cultural 12:30 – Almoço 14:00 – Apresentação do Grupo “Teatro Mágico” no teatro do SESI – Rua Luis Ralf Benatti nº600 – Vila Industrial 17:00 – Encerramento do Encontro.