A Comissão de Eventos Cívicos e o Tiro de Guerra de Piracicaba realizarão na Praça José Bonifácio, no próximo 15 de novembro, a partir das 8h, comemorações ao “Dia da Proclamação da República” e contará com o hasteamento da Bandeira Brasileira,a execução do Hino Nacional e a presença de autoridades representando os poderes: executivo, legislativo e judiciário.
De acordo com o professor de historia e membro da comissão de eventos cívicos, Moacir Nazareno Monteiro, a data é especial por consolidar a cidadania. “É uma festa cívica, pois comemoramos o final da monarquia brasileira”.
As comemorações não param por aí, no próximo dia 19 de novembro, comemora-se o dia da Bandeira. Na quarta-feira (15) o evento terá inicio às 8h30 e no domingo (19) as comemorações iniciarão as 11h40, com o hasteamento da bandeira às 12h.
O que representa o 15 de novembro Em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a república pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, instaurando-se no País um novo sistema de Governo, que pôs término ao período do Brasil Imperial. Um movimento desencadeado a partir das campanhas republicanas e abolicionistas entre as camadas urbanas, os fazendeiros paulistas e o exército – a partir de 1870 e o lançamento do Manifesto Republicano, que defendia um regime presidencialista, representativo e descentralizador – precipitou o golpe militar que proclamou a república.A data marcou o fim da monarquia brasileira. Um governo provisório foi estabelecido. No mesmo dia 15 de novembro de 1889, o decreto número um, redigido por Rui Barbosa, anunciava a escolha da forma de República Federativa, com as antigas províncias constituindo, juntamente com a federação, os Estados Unidos do Brasil.