A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria de Obras, iniciou a reforma do antigo prédio do COT- Centro de Ortopedia e Traumatologia, na Rua do Trabalho, para abrigar a Vigilância Epidemiológica. As obras estão sendo executadas pela Construtora Engex e devem estar concluídas em 60 dias.

O engenheiro da secretaria de Obras, Maurício Calarota Desjardins, explicou que foi retirado todo o forro de isopor e o prédio receberá telhado novo. Nesta quarta-feira se iniciará a concretagem para a colocação de laje pré-moldada.

De acordo com Viviane Ferrazzo, responsável pela Vigilância Epidemiológica, o órgão é um importante instrumento para o planejamento, organização e operacionalização dos serviços de saúde, como também para a normatização de atividades técnicas. Ela explicou que a VE dispõe de um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, detecção e prevenção de qualquer mudança que possa ocorrer em fatores determinantes da saúde individual ou coletiva.

Viviane afirmou que a Vigilância tem como propósito, fornecer orientação técnica para os responsáveis pela decisão e execução de ações de controle de doenças e agravos, ou seja, tem a finalidade de recomendar e adotar medidas preventivas e de controle das doenças.

Segundo Ferrazzo, as funções da VE são: coleta de dados, processamento de dados coletados, análise e interpretação dos dados coletados, recomendação das medidas de controle apropriadas, promoção das ações de controle indicadas, avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas e divulgação de informações pertinentes.

O prédio que está sendo reformado está localizado na Rua do Trabalho, 634, ao lado do Cedic- Centro de Doenças Infecto-Contagiosas. Desde o dia 01 de janeiro a 04 de novembro deste ano, a VE atendeu 2.088 notificações recebidas de diversas doenças e agravos.