A Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), finalizou a instalação de 12 placas “Não Alimente os Pombos”. As placas foram instaladas na Praça José Bonifácio, Terminal Central de Integração, Estação da Paulista e Mercado Municipal, com o objetivo de conscientizar a população para o fato de que as fezes dos pombos podem causar doenças pulmonares.

Sebastião Amaral Campos, ecólogo da Zoonoses, informou que os locais foram escolhidos devido a grande concentração de pessoas. A Praça José Bonifácio recebeu seis placas, Estação da Paulista, Mercado Municipal e Terminal Central receberam duas. Além da colocação das placas, o CCZ faz a cada 15 dias trabalho de informação educativa com os freqüentadores da Praça. “A população deve estar ciente que as fezes secas dos pombos podem conter fungos que se espalham pelo ar, podendo causar doenças pulmonares graves”.

Na Estação da Paulista foi feito o telamento dos barracões. Este procedimento impede que os pombos freqüentem e formem ninhos nos locais. A situação que era crítica melhorou em 80%, segundo Campos. O telamento despertou interesse de outras cidades, que tem buscado informações junto ao CCZ. Também foram colocadas barreiras físicas, como fios de nylon, que impedem o pouso das aves. A idéia da Zoonoses é colocar barreiras na Praça José Bonifácio, com a ajuda da iniciativa privada.