O Procon – Serviço Municipal de Defesa do Consumidor – divulgou hoje (6) balanço das solicitações recebidas no mês de outubro. Houve 1.796 atendimentos, entre consultas e reclamações, 271 a mais do que no mês de setembro. A área de prestação de serviços liderou o número de consultas e reclamações, seguida da área de produtos e assuntos financeiros. Desde janeiro o Procon registrou 16.758 atendimentos.
A área de prestação de serviços recebeu 614 consultas e reclamações pessoalmente, por carta ou por meio de telefone. A área de produtos, que diz respeito a tudo o que se relaciona com propaganda enganosa, compra de aparelhos com defeito, recusa da troca de mercadoria, recebeu 433, assuntos financeiros 416, extra Procon 201, habitação 69, assuntos fiscalizatórios 43 e saúde 18.
Em outubro foram emitidas 97 novas Cartas de Informação Preliminar (CIPs). Esse procedimento ocorre quando há reclamação contra algum estabelecimento comercial e este não toma providências. Neste caso acontece a interferência do Procon e a queixa do consumidor se transforma em processo.
Foram registrados 1.174 atendimentos por telefone, 620 pessoalmente e abertas mais duas reclamações. As consultas totalizaram 1.794. Foram realizadas cinco audiências conciliatórias. Além dos atendimentos relatados acima houve retorno de duas Cartas de Informação Preliminar (CIP).
O Procon atende pessoalmente no andar mezanino da Prefeitura, à Rua Capitão Antônio Correa Barbosa, 2233 ou pelo telefone 151 de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 16h30.