O arquiteto Décio Tozzi abriu na noite de ontem (26/10), no anfiteatro do Centro Cívico, o Ciclo de Conferências “Relatos de uma Vivência”, evento promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil e do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba com apoio da Portobello, Florense, Aldeia Brasil, Vivenda Eco, Armazém e Silk Sign. Tozzi é autor, entre outros, do Parque Villa Lobos e Fórum Trabalhista Ruy Barbosa .
Em sua explanação, Tozzi discorreu sobre sua produção arquitetônica, ressaltando a importância que vê na integração entre natureza e arquitetura e como introduziu estes elementos em sua obra. “O importante é que qualquer obra seja a expressão harmônica do natural com o construído pelo homem”.
Tozzi lembrou que um País de trópicos com o Brasil, com características de luminosidade intensa e clima quente fez com que ele pensasse e pesquisasse soluções que levassem em conta elementos da cultura brasileira para a transformação da natureza (luz e clima) pelo desenho arquitetônico. Segundo Tozzi, outro fator importante da incorporação destes elementos era ideológica. Na época de sua formação, nos idos da década de 60, era uma questão bem forte como os países subdesenvolvidos podiam diminuir a sua dependência dos desenvolvidos. Para isso, Tozzi foi buscar em outras culturas, que guardam semelhança sociais, econômicas e ambientais (climática e luminosidade) com o Brasil, soluções alternativas às importadas dos países desenvolvidos, como o ar condicionado, por exemplo.
Anteriormente à Conferência, Tozzi realizou uma visita pela cidade e constatou que Piracicaba está na vanguarda, porque não deu as costas para o Rio e investe, em certa medida, no estilo adotado por ele – integração de natureza e traço arquitetônico, referindo-se à Requalificação da Rua do Porto – Projeto Beira-Rio. “É com a alegria que volto a Piracicaba, cidade que dá valor a água, ao rio, ao patrimônio e a história.”
A Conferência de ontem abre o Ciclo de Conferências Relatos de uma Vivência, que pretende trazer a Piracicaba alguns dos mais representativos nomes da arquitetura brasileira, que por conta de sua experiência de vida têm muito a acrescentar a jovens arquitetos e ao grande público. A próxima conferência acontece no dia 23 de novembro, com o arquiteto Joaquim Guedes.