A 11ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças do Trabalho acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de Novembro. Realizada todos os anos desde 1996, a semana tem como função debater os problemas de saúde e segurança, realizar um balanço das ações e das políticas em saúde do trabalhador, discutir as prioridades e ações que estão sendo tomadas pelas diversas instituições.
A SEMPAT é promovida pelo Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes e doenças do trabalho, com realização da Prefeitura de Piracicaba – Secretaria Municipal de Saúde – CEREST e conta com apoio dos Sindicatos de Trabalhadores, Ministério do Trabalho – Subdelegacia de Piracicaba; Comitê Permanente Regional da Construção Civil; UNIMEP.
Com o tema “Avanços e Desafios na Saúde do Trabalhador em Piracicaba”, a extensa programação da 11ª Sempat, traz com destaque a realização de uma oficina com os profissionais de comunicação.
Segundo o diretor do CEREST Piracicaba, Rodolfo Vilela, o CEREST em sintonia com a RENAST (Rede Nacional de atenção à Saúde do Trabalhador) vem discutindo importância de uma política e de instrumentos de comunicação para combater a banalização dos acidentes de trabalho, que chegam a6 ao dia na cidade.” Não podemos considerar natural esse numero, as mortes e acidentes graves devem ter uma repercussão, devem virar notícia visando a prevenção”, disse.
Entre os objetivos da Oficina está o de criar uma política de comunicação de saúde do trabalhador envolvendo os órgãos de comunicação (rádios, TV, jornais, assessorias, sindicatos, empresas, cursos de comunicação e jornalismo,etc) e os sujeitos envolvidos (jornalistas, comunicadores, propagandistas, estudantes, professores etc);
A oficina será um processo participativo coordenada pela jornalista Nilma de Oliveira – Rádio Educativa FM e contará com a palestra e animação do comunicador Sergio Gomes da empresa OBORÉ. Serão convidados para compor a mesa os principais órgãos de comunicação de nossa cidade, os cursos de rádio, jornal e TV da UNIMEP.
Às 15h no intervalo da OFICINA haverá uma coletiva com a imprensa com Sérgio Gomes da Editora Oboré, especializada em comunicação em saúde e saúde do trabalhador.
PROGRAMAÇÃO
AVANÇOS E DESAFIOS NA SAÚDE DO TRABALHADOR EM PIRACICABA
I. Dia: 7/11/06 19:30 às 22:00 horas
a) 19:30 h – Abertura Oficial com Prefeito Municipal, demais autoridades e representantes da sociedade civil.
b) 20:30 h – Palestra de abertura: “Trabalho – Saúde e Políticas Públicas”
Palestrante: Dr. José Marçal Jackson Filho – Ergonomista da FUNDACENTRO – SC.
Coordenador: Dr. Koshiro Otani – Coordenador Estadual de Saúde do Trabalhador.
22:00 h – Coquetel
Local: Câmara Municipal de Piracicaba (Salão Nobre).
II. Dia 8/11/06 8:00 às 12:00 horas
a) 8:00 h – Apresentação e debate de estudos ergonômicos no setores de serviços e de produção
– Exposição em pôster de outros estudos de ergonomia
Coordenador e debatedor: Engº Antenor Varolla – Auditor Fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego – SDTE Piracicaba
8:00 h – A1- “Acidentes de Trabalho e Retrabalho em uma calderaria: De quem é a culpa? (“Pra Trabalhar aqui tem que ser de circo”)” Renata Wey Berti Mendes e Ecléa Spiridião Bravo – CEREST Piracicaba
8:40 h – A2 – “Confeccionando roupas, remendando a Saúde: O caso de uma confecção de roupas no interior de São Paulo” Julia R. Negri (Centro de Fisioterapia de Piracicaba) e Viviani de Moraes
10:00h Coffee Break
Coordenador e debatedor: Dr. José Marçal Jackson Filho – FUNDACENTRO SC
10:15 h – A3 – “Análise ergonômica do trabalho das atendentes de recepção de uma Unidade Pronto Atendimento Médico do Município de Piracicaba” – Profª. Gislaine Cerveny – UNIMEP e Dr. Rogério Tuon – SMS Piracicaba
11:00 h – A4 – “A saúde da família nas mãos das “Mulheres Maravilhas”: Trabalho e sofrimento das Agentes Comunitárias de Saúde sob a ótica da ergonomia”(Reginalice Cera da Silva e Rodolfo AG Vilela – CEREST Piracicaba)
Local: Câmara Municipal de Piracicaba (Salão Nobre) – Rua Alferes José Caetano, 834
III. 8/11/06 das 14: 00 às 17: 00 horas
b) 14:00 h – Oficina sobre comunicação em saúde do trabalhador – como melhorar a comunicação nos veículos de comunicação, nos sindicatos, órgãos públicos, empresas, sindicatos e universidades.
Palestrante: Sergio Gomes – Oboré/SP
Coordenadora: Nilma de Oliveira Moratorin – Jornalista e Diretora Departamento de Jornalismo da Radio Educativa FM
15:30 h – Coffee- break
Local: Sindicato dos Bancários de Piracicaba (Rua do Rosário, 1007).
IV – 9/11/06 19:30 às 22:00 horas
a) 19:30 h – Debate: “A Saúde do Trabalhador e o Pacto Pela Saúde”.
Coordenador: Fernando Ernesto Cárdenas – Secretário Municipal de Saúde.
Palestrante: Dr. José Riani Costa – Mestre e Doutor em Saúde Coletiva, Diretor do Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS – Ministério da Saúde.
– Debatedor: Moisés Francisco Baldo Taglietta – Diretor das Vigilâncias em Saúde da SMS – Piracicaba.
22:00 h – Coquetel
Local: Câmara Municipal de Piracicaba (Salão Nobre) – Rua Alferes José Caetano, 834
Inscrição gratuita: na abertura, local, por fax ou email:
(19) 3434-6337 ou 3433-0166 – CEREST Piracicaba
Email: cerestpiracicaba@yahoo.com.br
QUEM É SERGIO GOMES / OBORÉ
Sérgio Gomes – Parceiro OBORÉ- Projetos Especiais em Comunicações e Artes: Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP – 1973. Professor das disciplinas Jornalismo Sindical, Comunitário e Popular na ECA-USP – 86/92. Um dos fundadores da OBORÉ Editorial e seu Diretor de 78 a 94, com atuação na área da imprensa sindical, fazendo jornais, boletins, revistas, campanhas e consultoria de planejamento de comunicação para sindicatos de trabalhadores urbanos e rurais. Titular da OBORÉ Projetos Especiais Comunicações e Artes desde 94, com atuação na área de cursos de complementação para estudantes de Jornalismo, e na área de rádio, concentrando-se na montagem de redes temáticas de parceria e cooperação com emissoras comerciais e comunitárias, em todo o Brasil, nos temas da saúde, educação, meio ambiente, criança, cidadania e música. Coordenador do escritório paulista da AMARC – Associação Mundial de Rádios Comunitárias e Cidadãs. Professor convidado do Projeto Educom. rádio, da Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – NCE/ECA-USP – de 2001 a 2004. Membro do Conselho Acadêmico da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional – desde 2003. Consultor da OPAS / Ministério da Saúde para o planejamento estratégico / definição da política nacional de comunicação em saúde do trabalhador visando a implantação da RENAST – Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (desde 2004).
CEREST
Piracicaba tem serviço especializado em Saúde do Trabalhador desde 1991. Em 2003, o CEREST foi credenciado como pólo regional de saúde do trabalhador e sua principal atribuição é irradiar para a rede SUS, nas unidades de saúde (USF, UBS e UPAM) e para a sociedade, o modo de atenção, vigilância e prevenção em Saúde do Trabalhador. O CEREST Piracicaba integra a Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador (RENAST) e tem sob sua responsabilidade 14 municípios: Piracicaba, S. Pedro, Águas de S. Pedro, Sta Maria da Serra, Charqueada, Iracemápolis, Limeira, Engenheiro Coelho, Saltinho, Rio das Pedras, Mombuca, Rafard, Capivari e Elias Fausto
AÇÕES DO CEREST:
1 – VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: o CEREST faz vigilância em empresas de setores produtivos como papel e papelão, alimentos, construção civil, químico, metalurgia, bancos e supermercados, açúcar e álcool, desde 1997, em parceria com o Conselho Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Profissionais (COMSEPRE), Sub-delegacia do Ministério do Trabalho, Ministério Público e Sindicatos. Dispõe de um Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (SIVAT) que registra os acidentes ocorridos no município desde 2003, com trabalhadores registrados ou autônomos, atendidos nos Hospitais e Prontos Socorros do Município e visa intervenção para prevenir novas ocorrências. O SIVAT desde seu funcionamento pleno (2003) vem registrando em Piracicaba cerca de 5500 acidentes do trabalho por ano, que representa mais de 15 acidentes por dia. Deste total em torno de 250 são acidentes graves que são objeto de investigação pela equipe do CEREST ou do Min do Trabalho nos locais de ocorrência. Casos graves na construção civil, setor de papel e papelão, panificação etc desencadearam ações coletivas e negociações de caráter preventivo com as empresas, sindicatos e outros órgãos relacionados.
Um programa de vigilância de LER/DORT acontece desde 2004 através de capacitação dos profissionais e inspeção nos locais de trabalho.
2 – ASSISTÊNCIA: realiza acolhimento aos trabalhadores portadores de doenças profissionais encaminhados pelo SUS ou Sindicatos, é serviço de referência para assistência médica, nexo causal entre as condições de trabalho e a doença, orientação e abertura de CAT – Comunicação de Acidentes do Trabalho; grupos de psicologia e de qualidade de vida; reabilitação profissional; encaminhamento para serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, acupuntura e outros.
3 – PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO: realiza ações articuladas com a Assistência e a Vigilância no registro e análise de dados de atendimento, criação e manutenção de site, elaboração de folders, realização de atividades educativas, palestras e educação permanente em Saúde do Trabalhador para Unidades do SUS e sociedade em geral, em ações com Sindicatos e Universidades.