Na segunda quinzena de novembro devem estar concluídos os trabalhos de restauração do abrigo de ônibus, localizado na Rua XV de Novembro, atrás da Catedral de Santo Antonio. O abrigo é tombado pelo patrimônio histórico de Piracicaba desde 2004, porque foi ponto de bonde e tem importância histórica para a cidade. O ponto foi construído no início da década de 1950, no estilo Art-déco.
De acordo com o engenheiro Maurício Desjardim, da Secretaria de Obras, falta fazer o revestimento do prédio com pastilhas e efetuar o arremate na pintura. Ele acredita que estas intervenções não ultrapassem o dia 15 de novembro. A restauração está orçada em R$ 60 mil.
O projeto de restauro foi elaborado pelo Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba) e deverá preservar as características originais do imóvel. A fachada será limpa e recuperada e os boxes laterais, que antigamente funcionavam como lanchonetes serão transformados em banheiros masculino e feminino, um de cada lado e dimensionados para atender também aos deficientes físicos. Os antigos banheiros que ficavam no subsolo serão convertidos em depósito de materiais da Prefeitura. Eles serão desativados porque apresentam problemas de ventilação e dificuldade de acesso.
Segundo o diretor-presidente do Ipplap, João Chaddad, a obra faz parte da revitalização da área central da cidade. No final do ano passado, a prefeitura entregou a reforma da Praça José Bonifácio com a abertura do entorno para carros, colocação de playground, restauração do coreto, além de projeto paisagístico e de iluminação.