Como acontece todos os anos, no Dia de Finados, no próximo dia 02 de novembro, um grande número de pessoas deve visitar os cemitérios da Saudade e da Vila Rezende, administrados pela Prefeitura Municipal. A expectativa é de que 50 mil visitantes passem pelos cemitérios, sendo 40 mil no da Saudade e 10 mil na Vila.
O chefe de setor de cemitérios, Maurício Angelocci, informou que no Cemitério da Saudade têm 13 mil sepulturas e durante o Finados, os mais visitados são os túmulos do padre Galvão; Dr. Alfredo Cardoso e o menino Nelsinho, falecido há mais de 100 anos, mas que até hoje continua sendo venerado pelas graças alcançadas. No cemitério da Vila existem 5 mil sepulturas e não há especificamente uma que desperte atenção.
Angelocci ressalta que o comércio de flores nas redondezas dos cemitérios está disciplinado e os preços serão tabelados. No da Saudade há 14 pontos designados para o comércio de flores e no da Vila, 10.
Saiba um pouco mais sobre Finados- O Culto aos Mortos é uma das mais antigas celebrações. Ela surgiu no Oriente, por um Abade, que no ano 998, estabeleceu esta comemoração solene para orar por aqueles que estavam no purgatório.
No Ocidente, no século XIV, Roma aceitou esta celebração, que se estendeu a toda cristandade.
Os Cristãos, primitivamente recordavam em seus lares, seus entes queridos já falecidos.
Depois, pouco a pouco, esse culto doméstico foi se transformando numa festa mais abrangente.
Por isso foi dedicado um dia no ano, o dia de hoje, 2 Novembro, Dia de Finados, para orar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezavam e dos quais poucos lembravam.
A Comemoração a todos os fiéis defuntos possui uma grande riqueza espiritual a ser cuidadosamente aproveitada.
Além de participações nos atos religiosos, proporciona fecunda reflexão sobre a morte e o cumprimento de deveres com a memória de nossos parentes, amigos, que já foram chamados para a casa do Pai.
Portanto, o Dia de Finados, é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram.