As obras para a construção do prédio que vai centralizar as atividades do Instituto de Criminalística – IC e do Instituto Médico Legal – IML na cidade deverão estar concluídas até dezembro deste ano. A informação é do médico legista, responsável pelo IML local, Jurandir Ribeiro de Carvalho.

A iniciativa integra as reivindicações encaminhadas no ano passado pelo prefeito Barjas Negri ao Governo do Estado, para melhorar as condições de atendimento da população e o esclarecimento de crimes e infrações.

É também parte do projeto de aprimoramento da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo e tem a parceria da Prefeitura, que doou a área de 3.000 m2, para a edificação da unidade de 600 m2 orçada em R$ 676 mil, que está sendo custeada pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo.

A construção da unidade localizada na Avenida Marechal Castelo Branco S/Nº é considerada muito importante para a cidade. “Com essa obra, Piracicaba passa a ser núcleo próprio, não dependendo mais de Campinas, permitindo maior agilidade e controle das ações”, disse Carvalho. De acordo com ele, juntos, os órgãos atenderão 26 municípios, com população estimada em 3 milhões de pessoas.

A Polícia Técnico-Científica engloba o IC e o IML especializados em elaborar prova técnica ou prova pericial, mediante a análise científica de vestígios produzidos e deixados na prática de delitos. Nesse sentido, o instituto de criminalística é voltado para a constatação de provas para elucidação de crimes e o IML realiza exames de constatação de ferimento e necropsia.