Balanço parcial aponta que 442 crianças de passaram por pesagem e avaliação nutricional do Programa Crescer Saúdável que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Saúde no Bosques do Lenheiro.

A iniciativa que tem como objetivo avaliar as condições nutricionais de gestantes e crianças de 0 a 7 anos termina nesta sexta-feira no bairro.

O trabalho está sendo desenvolvido por profissionais das unidades de saúde da família, da atenção básica, Unimep, escolas técnicas de enfermagem e da Pastoral da Criança. Cerca de 600 crianças do bairro devem passar pela avaliação, conforme estimativas da Secretaria Municipal de Saúde.

A expectativa é estender a ação a outros bairros da cidade e totalizar a avaliação do estado nutricional de pelo menos 20 mil crianças de 0 a 7 anos a fim de estabelecer um perfil das condições nutricionais da população e assim instituir as ações e políticas necessárias à melhora da qualidade de vida.

Segundo a Coordenadora de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Sandra Vidal, entre as ações para a criança crescer com saúde, a principal iniciativa da administração municipal e parceiros será promover maior estímulo ao aleitamento materno. “As vantagens do aleitamento materno são várias: é o alimento mais completo e adequado ao organismo da criança, contém uma carga de antibióticos naturais para imunização contra diversas doenças diarréicas e respiratórias responsáveis pela morbidade e óbito infantil”, disse.