Em 1 ano e nove meses de governo, a atual administração já investiu em torno de R$ 600 mil na construção de 16 centros de lazer, atendendo solicitações de moradores que reclamavam da falta de espaços para poderem desenvolver atividades de lazer e esportivas. Com esta iniciativa, o município disponibiliza maior quantidade de espaços de lazer para a população, principalmente a que reside em áreas mais carentes.
Segundo o engenheiro Márcio Antonio Maruko, da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente, o objetivo de facilitar o acesso da comunidade às áreas de lazer, podendo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida das pessoas, que podem praticar atividades de lazer e esportivas, em seu próprio bairro e perto de suas casas, trazendo mais segurança às famílias, que podem acompanhar de perto os passos de seus filhos.
Já foram contemplados com centro de lazer os bairros: Tatuapé II, Perdizes, Novo Horizonte, Serra Verde, Costa Rica, Paineiras, Parque dos Eucaliptos, Boa Esperança, Eldorado, Jardim Oriente, Jardim São Francisco, Vila Belém, Paulicéia, Parque São Jorge e Jardim Borghese. Estão previstos para até o final deste ano, a construção de centro de lazer no Bosques dos Lenheiros, Avenida 31 de Março e Bongue.
Maruko afirmou que basicamente, a estrutura do centro de lazer inclui campo de areia, iluminação, fechamento dos alambrados, paisagismo, parque infantil, bancos, lixeiras e bebedouros. Em alguns centros também é construído uma mini-pista de caminhada. Ele frisou que todas as ações implementadas são tomadas em parceria com a comunidade, que após a conclusão da obra, se torna responsável pela sua conservação.
Para José Lúcio Soares Barbosa, residente há 17 anos no Jardim Borghese, um dos bairros beneficiados com a construção de centro de lazer, o espaço oferecido tem significado especial, pois atende a uma reivindicação dos moradores de mais de 15 anos. “Há anos estávamos esperando por essa benfeitoria, que além de recuperar uma área praticamente inutilizável, cria um espaço de lazer, permitindo maior integração entre as pessoas”. Ele afirmou que as crianças serão as mais beneficiadas, com a instalação de equipamentos lúdicos. “Nós, que temos filhos, poderemos a partir de hoje, ficar tranquilos, por ver que eles podem brincar com total segurança e próximo de nossos olhares”, completou.
A mesma linha de raciocínio tem Edvaldo da Silva, morador no bairro há 3 anos. Ele garante que a maioria dos moradores do Jardim Borghese está contente com o novo espaço de lazer. “Não podemos esquecer de dizer que o centro de lazer é local adequado para a crianças brincarem e com isso ficam ocupadas com coisas saudáveis”.
O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, explicou que a concretização de mais um Centro de Lazer é fruto de uma política para atender a comunidade em suas reivindicações e levar esses equipamentos sociais para próximo das comunidades, permitindo que tenham mais saúde e as crianças possam desfrutar de um espaço lúdico para desenvolver suas atividades, com o olhar atento dos pais. “É uma grande conquista da comunidade e revela sensibilidade política da atual administração, que está atendendo reivindicações antigas dos moradores levadas ao Executivo por meio de reuniões e audiências públicas, que acontecem às sextas-feiras no Centro Cívico.
Já o secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, entende que este é um investimento no esporte, saúde, lazer e educação, privilegiando o social. Enfatizou que, com esta política, praticamente todos os bairros possuem áreas de lazer, melhorando assim a qualidade de vida da população.