As ações relativas ao dia 30 de setembro, Dia Mundial do Coração, aconteceram durante toda a manhã de hoje (28), na Praça José Bonifácio e no Parque do Piracicamirim, com atividades de conscientização para prevenção às doenças do coração.
Segundo a Secretaria de Saúde cerca de 1.593 pessoas passaram pelos locais, onde profissionais da saúde promoveram a verificação da pressão arterial (PA) em 1.026 e atividades físicas em 567 pessoas entre ontem (26) e hoje (27),incluindo a orientação por meio da distribuição de folhetos sobre como reduzir os riscos das doenças cardiovasculares.
O evento promovido pela Prefeitura de Piracicaba em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, Comissões de Saúde, Pastoral, associações de bairro, escolas técnicas de enfermagem e Unimep prossegue amanhã (29), no período das 8 às 13h, no Parque da Rua do Porto.
Para a voluntária do Conselho Municipal do Idoso, Conceição Bortoletto, 68, esses eventos são importantes porque possibilitam que o cidadão tenha acesso aos conhecimentos necessários para que ele cuide mais de sua saúde. “Como voluntária procura dar o exemplo faço caminhadas, cuido da minha alimentação e faço exames regularmente”, disse.
O aposentado João Francisco de Souza, 65 anos, disse que é portador de hipertensão arterial e somente depois de campanhas e muita conversa com seu médico é que resolveu se cuidar. “Hoje faço controle de tudo, às vezes a gente sai um pouco da linha, mas volta logo porque sente que é importante se cuidar”, disse.
“Uma das maiores causas de complicações cardiovasculares é a hipertensão arterial”, disse o cardiologista Luís Henrique Fernandes da Silva. Cerca de 30% das pessoas com idades entre 60 e 70 anos sofrem de hipertensão.
Segundo o cardiologista, o controle do peso, os exercícios regulares e a alimentação saudável, juntamente com uma vida sem fumar, desempenham um importante papel na saúde, a longo prazo e no dia-a-dia da população. “Este é mais um evento que busca chamar a população a fazer o acompanhamento da sua saúde, além de garantir a participação daqueles que já possuem a patologia nos programas de diabéticos e hipertensos existentes nas unidades de saúde e do Programa de Saúde”, observou Silva.
As Unidades da rede municipal de saúde trabalham com o objetivo de prevenir os agravos da hipertensão, diabetes e do colesterol, com orientação baseada em três tópicos: alimentação equilibrada, atividade física e medicação. Os participantes recebem acompanhamento de nutricionistas, médicos, professores de educação física, farmacêuticos e assistentes sociais. O cronograma de atividades inclui palestras educativas, verificação de pressão, teste de diabetes, além da sessão de ginástica. As equipes de saúde vêm sentindo um interesse crescente das pessoas pelas práticas de prevenção, o que torna o trabalho eficaz.
Todos os interessados, adultos, adolescentes e crianças, podem utilizar esse serviço público e procurar a UBS mais próxima para se cadastrar. É recomendável que as pessoas que tenham antecedentes na família, ou casos de familiares com infarto ou que nunca aferiram a pressão, que procurem o serviço de saúde para fazer a avaliação.