A entrega do Centro Cultural da Paulista que leva o nome do artista plástico Antonio Pacheco Ferraz, foi marcada pela emoção. Era visível nas pessoas a felicidade e o contentamento em poder ver a Estação que marcou história na cidade pela sua riqueza cultural e desenvolvimentista, repaginada e remodelada.

Representantes de diversos segmentos da sociedade acompanharam de perto a inauguração do espaço, feita pelo prefeito municipal Barjas Negri. Secretários municipais, vereadores, líderes comunitários, comerciantes, empresários, artistas, militares, civis, religiosos e moradores fizeram questão de acompanhar de perto esse momento, que, com certeza, ficará marcado na história da cidade. Entre as atrações teve o desfile de carros antigos e apresentações do Sexteto da Guarda Mirim e do grupo musical Essência Feminina e grupo de Danças Folclóricas de Piracicaba.

O espaço passa a ser palco para manifestações artísticas diversas, como teatro, dança, música, oficinas pedagógicas e educativas. Totalmente restaurado pela Emdhap, o Centro Cultural será coordenado pela Secretaria da Ação Cultural, com atividades multidisciplinares. A antiga plataforma de embarque, por exemplo, foi reformulada para funcionar como palco permanente. Ambientes internos foram cuidadosamente restaurados, como piso e sanitários. Nas salas funcionarão oficinas de artes cênicas, dança entre outras manifestações artísticas.

A revitalização do prédio central da Estação da Paulista foi contemplada pela Prefeitura para oferecer ao piracicabano novo e adequado espaço para atividades culturais. Para receber eventos artísticos, o prédio passou por reforço estrutural, isso sem perder as características originais. A Estação da Paulista foi inaugurada em 1922 e tombada como patrimônio histórico de Piracicaba em 1996.

A secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolesi, destacou que a entrega do Centro Cultural da Paulista é um marco para Piracicaba, principalmente em local como a Paulista, que nas décadas de 20, 30 e 40, trouxe tantos progressos ao município. “Depois de décadas de abandono, estamos revitalizando e restaurando este lugar, implementando ações educativas e culturais para a comunidade”.

De acordo com a secretária, inicialmente, o espaço terá programações esporádicas, até a finalização do calendário oficial. Por isso, “de outubro a dezembro, estaremos fazendo um laboratório, para sentir como a população receberá as nossas ações. Mas, paralelamente, haverá internet grátis através do Programa Acessa São Paulo e uma sala de projeções de filmes alusivos a história de Piracicaba, além de apresentações de choros, no galpão projetado para cerca de 2 mil pessoas”.

Emocionado, o prefeito Barjas Negri ressaltou que a entrega do espaço revitalizado da Paulista é um trabalho coletivo, visando à restauração deste importante patrimônio histórico e cultural. “Estamos resgatando esse espaço cultural e recuperando o patrimônio histórico, de uma região habitada por mais de 60 mil pessoas. É uma cidade e merece toda a atenção. Este local ficou 30 anos abandonado e ninguém teve a ousadia de enfrentar o problema. Espero que esse Centro Cultural, que no passado registrou a riqueza de Piracicaba, volte a ser valorizado. Este espaço pertence à sociedade e deve ser preservado”.

Barjas citou que a administração já realizou diversos investimentos na região da Paulista. Lembrou que há cerca de 15 dias entregou o Centro de Convívio da Terceira Idade, além de ter aberto a Rua Alferes José Caetano, antiga reivindicação dos moradores, para integrar a Paulista ao centro da cidade. “Em 15 dias, devemos entregar o Parque de Lazer da Paulista, com pista para caminhadas, parquinho, a primeira ciclovia de Piracicaba, com cerca de 50 mil metros quadrados, para a população ter lazer, recreação e melhoria na qualidade de vida”, reiterou.

Público elogia iniciativa

“É com muita alegria que estou vendo a recuperação da Estação da Paulista. Moro nessa região há 68 anos e durante os 30 anos, este espaço não foi aproveitado e estava abandonado. Quero parabenizar a coragem do prefeito Barjas Negri em resgatar um pouco de nossa história”. (Ângelo Pardi, empresário)

“A Estação da Paulista é uma das áreas mais antigas e ricas em histórias de Piracicaba. Um espaço como esse não deveria ficar esquecido e graças ao empreendedorismo dessa administração, foi remodelado e com isso, revigorou o próprio bairro da Paulista” (Jairo Mattos, ex-deputado estadual)

“A entrega do prédio da Estação da Paulista recuperado, verdadeiro monumento da história da Piracicaba, só merece elogios. É uma obra que ficará marcada na cidade e foi concretizada graças à liderança e competência do prefeito Barjas Negri” (José Coral- presidente da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba)

“A recuperação do prédio central da Estação da Paulista é uma importante obra que resgata a história de Piracicaba e ao mesmo tempo, faz com que a população tenha agora uma área de lazer, de desenvolvimento cultural e de integração com a inclusão digital. É uma das mais importantes obras feita em Piracicaba nos últimos anos” (Alexandre Neder- jornalista)

“A entrega da Estação da Paulista revigorada é uma das obras mais gratas que a população de Piracicaba já recebeu. É um resgate de 30 anos de um local abandonado, localizado em uma área tão fundamental para o desenvolvimento da cidade. A partir de hoje, o povo revive o passado com alegria” (Jorge Sallun Nassin- presidete da Sociedade Beneficente Sírio-Libanesa)

“A Estação da Paulista estava em situação lamentável e com esse belo trabalho da Prefeitura, este espaço ganhou vida e movimento. Todos nós ficamos alegres em poder contar com o Centro Cultural, que proporcionará momentos de estudo, cultura e lazer, não só para o bairro da Paulista, mas para toda cidade”. (Padre Luis, da Paróquia de São José, da Paulista)