A Unidade Básica de Saúde de Anhumas foi entregue reformada e ampliada, no último sábado pela manhã, em solenidade que contou com as presenças do prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Saúde, Fernando Cárdenas, vereadores, lideranças do bairro e funcionários. Localizada na Rodovia Luiz Dias, s/n, a unidade de Anhumas é a segunda inaugurada nesta administração, na zona rural. A primeira foi em Ibitiruna e estão dentro da proposta da administração em descentralizar os serviços de saúde e melhorar o atendimento na área de saúde.
Com investimentos de mais de R$ 97 mil, a unidade foi ampliada numa área de aproximadamente 60 m2, passando a contar com mais três consultórios médicos e dois banheiros, um adaptado para portadores de deficiência. A intervenção contemplou ainda completa reforma da parte elétrica e hidráulica e remodelação nas salas de dentista, assistência social e procedimentos de enfermagem.
O médico responsável pela unidade, Irineo Geraldo Moniz, lembrou que a ampliação do local traz diversos fatores positivos, principalmente por facilitar o acesso dos médicos, funcionários e da própria população. “Devido a grande distância como centro urbano, havia certa dificuldade de locomoção dos profissionais da área médica e do serviço social até a unidade, por ser inviável conseguir condução para cada profissional”.
Segundo Moniz, a unidade concentrará todas as área de atuação da saúde e facilitará o transporte de toda equipe multidisciplinar, atuando todos no mesmo horário. Dessa forma, o morador de Anhumas não precisa vir várias vezes até a unidade para ser atendido.
De acordo com o médico responsável, a UBS de Anhumas abrange por volta de 5 a 6 mil pessoas, que se utilizam dos serviços médicos ali oferecidos, o único recurso em termos de saúde para a população local. A unidade disponibiliza serviço de saúde bucal, com a presença de um cirurgião dentista, um clínico, pediatra, ginecologista, assistente social e uma enfermeira de curso superior, que atua e supervisiona o atendimento.
Moniz destacou outra conquista advinda com a ampliação da unidade ampliada, que passa a contar com medicamentos descentralizados. “O morador de Anhumas usuário da UBS passava por consulta e teria que pegar a medicação em alguma farmácia da prefeitura, no centro urbano. Agora, o usuário não precisa mais buscar o medicamento na cidade”.
Orival Pedro Fernandes, vice-presidente da Associação de Moradores de Anhumas e presidente da comissão de saúde de Anhumas, era uma das pessoas mais felizes com a entrega da unidade ampliada e reformada. “Esperávamos por isso há mais de 15 anos. Nenhum governante se preocupou com as condições inadequadas de atendimento que a população de Anhumas estava tendo. O antigo prédio era muito limitado e dificultava o atendimento para a população. Através dessa administração, nos organizamos e a nossa reivindicação foi atendida”.
O vice-presidente da Associação dos Moradores ressaltou ainda que a unidade facilitará o atendimento à comunidade, facilitando o deslocamento dos usuários. Destacou que a descentralização dos medicamentos foi outra vitória e agora, “não precisaremos ir até o centro urbano para pegar os remédios receitados pelos médicos”.
Maria do Rocio Passarinho, moradora do bairro há 23 anos, ressalvou que este é o melhor presente recebido pelos moradores, que tanto esperavam por melhorias na unidade. Grávida de 7 meses, observou que terá o seu filho com toda a segurança e tranqüilidade. “Graças a Deus, o atendimento na unidade é ótimo e com a ampliação, melhorará ainda mais. Só temos que agradecer a administração que se sensibilizou com o nosso pedido”.
O secretário de Saúde reafirmou que a ampliação da UBS de Anhumas é mais um passo para a melhoria no atendimento na área de saúde, na zona rural. “Hoje, as ações de saúde no bairro podem ser feitas em espaço adequado, melhorando consideravelmente o serviço”. Já o prefeito disse que a unidade foi ampliada melhorará a qualidade de saúde da comunidade. “Aos poucos vamos mudando o sistema de saúde na cidade. Nesta terça-feira, dia 26, entregaremos as novas instalações da unidade de saúde, no Bosques do Lenheiro”, concluiu.