A Campanha de Vacinação Anti-rábica, na zona urbana, iniciada no dia 11 de setembro, termina neste sábado. Já foram vacinados 21.943 cães e 2.154 gatos, totalizando 24.097 animais.

No mês de junho a vacinação atingiu a zona rural e foram vacinados 10.564. No total entre zona rural e urbana já foram vacinados 34.661.

Com esta contagem, a expectativa de imunizar em torno de 35 mil animais deve ser atingida ou mesmo ultrapassada. Cento e doze postos foram instalados em diversos bairros da cidade para atender a demanda.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos, inclusive o homem. Ela é transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos e morcegos contaminados. A veterinária alerta sobre a importância de intensificar a vacinação de gatos, porque eles têm o hábito de caçar outros animais, entre eles o morcego, principal transmissor da raiva.

A diretora do CCZ, Eliane de Carvalho, disse que a vacinação anti-rábica é gratuita possui um alto nível de segurança, com controle rigoroso das doses e aplicação por meio de agulhas e seringas descartáveis.’É importante que a população se conscientize da importância de vacinar seus animais de estimação contra a raiva, já que esta é a única forma de controlarmos a doença’.

Os animais devem ser vacinados a partir do terceiro mês de idade, incluindo aqueles que estejam lactantes, prenhes ou no cio. Os cães devem ser levados aos postos em guias e coleiras e os gatos, em sacos ou gaiolas, não havendo necessidade de apresentação de carteira para vacinar o animal.

23/Set

( Sábado )

VILA MONTEIRO

BOMBEIRO

8h às 17h

VILA INDEPENDÊNCIA

LAR BETEL

8h às 17h

CENTRO

ANTIGA PREFEITURA

8h às 17h

CENTRO *

FRENTE AO COLÉGIO DOM BOSCO ASSUNÇÃO

8h às 12h