Seguidos os índices crescentes dos últimos três anos, as feiras e varejões municipais continuam registrando aumento na quantidade de produtos comercializados. Nos primeiros seis meses de 2006, a média/mês já superou as quantias do ano passado, atingindo a marca de 646 toneladas/mês. No ano passado, a média por mês foi de 639 toneladas.

A crescente procura é atribuída às melhorias na estrutura dos locais onde ocorrem os varejões e nos investimentos feitos pelos próprios permissionários. Na opinião do chefe de Operações de Mercadorias da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), Francisco Ernesto Guastalli, o aumento na média de produtos comercializados é fruto de um longo trabalho de conscientização junto aos permissionários. “Por trabalhar com mercadorias de boa qualidade e, alguns casos, sem a atuação do atravessador, os varejões tornam-se mais atrativos aos consumidores”, afirma.

Guastalli comenta que os varejões competem diretamente com os super e hipermercados, levando vantagem na sazonalidade. “Alguns permissionários são produtores rurais, por isso, conseguem manter a oferta dos produtos e a média de preço. Isso já não acontece com os supermercados, que elevam os preços ou deixam de vender quando há escassez”.

O chefe de Operações da Sema acredita que os consumidores estão procurando os varejões por reconhecerem a variedade de produtos no mesmo espaço físico. “O consumidor que vai ao varejão pela primeira vez, logo identifica os preços atrativos e a qualidade dos produtos”, defende.

Piracicaba conta atualmente com 19 varejões municipais, 12 feiras livres, duas feiras orgânicas e o mercado municipal.

De acordo com Ernesto Guastalli, a Sema está programando a abertura de quatro novos espaços até o final do ano.

Nos varejões e feiras municipais são comercializadas frutas nacionais e importadas, cereais (arroz, feijão, pipoca, amendoim etc), tubérculos (alho, batata, cebola etc), granjeiros (peixes, ovos, frango, frios, laticínios, miúdos etc), legumes e verduras. Os dias, locais e horários dos varejões, feiras e mercado municipal podem ser obtidos no site da Sema – www.sema.piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone 3437.4000.

Ano Média-mês Total em toneladas/Ano

2003 (Jan/Dez)

527 toneladas

6.326,13 toneladas

2004 (Jan/Dez)

581 toneladas

6.975,95 toneladas

2005 (Jan/Dez)

639 toneladas

7.671,10 toneladas

2006 (Jan/Julho)

646 toneladas

——