A partir de 2007 o Salão Internacional de Humor de Piracicaba passa a integrar a agenda de Rede de Mercocidades. A informação é da secretária de Ação Cultural, Rosângela Camolese, que esteve representando Piracicaba na 4ª Reunião Anual de Unidade Temática de Cultura, em Buenos Aires, Argentina, na última semana.

O encontro aprofundou discussões sobre a diversidade cultural que abrange 160 municípios dos paises que integram a Rede de Mercocidades, Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile, e que ações devem ser viabilizadas para promover maior intercâmbio na área da cultura. Também foram analisados 37 projetos apresentados para receber o selo da Rede Mercocidades, com direito a compor a sua agenda oficial.

Piracicaba apresentou o projeto do Salão de Humor que, por sua referência internacional, tinha as condições para a sua aprovação entre os únicos três projetos brasileiros a serem contemplados. Entre outros benefícios decorrentes desta escolha para o Salão de Humor, portanto para Piracicaba, há a possibilidade de investimentos provenientes de fundo de cultura, cuja instituição é uma das temáticas a serem discutidas na reunião do próximo pela rede de Mercocidades.

Segundo Rosângela, o encontro foi muito produtivo e um exemplo de cidadania por tratar das diversidades culturais no mais amplo espírito democrático, deixando de lado as diferenças políticas. Na sua avaliação “a reunião foi de extrema importância, tendo em vista a conquista de Piracicaba que, a partir de agora, passa a prjetar ainda mais o seu nome internacionalmente”