A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde divulgou nesta quarta-feira (06), o balanço parcial da segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite realizada no município, desde 19 de agosto.
Segundo o balanço, foram vacinadas até agora, 5.241 crianças menores de um ano e 19.711 de 1 a 4 anos, totalizando 24.952 crianças vacinadas, o equivalente a 94,60% de menores de cinco anos imunizados contra a doença.
Em torno de 104 crianças ainda deverão receber a dose contra a paralisia para que a meta de 95% da população abaixo dos 5 anos de idade, estimada em 26.375, seja atingida pelo município.
Nesse sentido, a vacinação contra paralisia infantil prossegue neste dia 7 de setembro, na Praça José Bonifácio, no horário das 8 às 13h e uma equipe volante percorrerá as residencias na região sul da cidade possibilitando que os pais, que ainda não levaram seus filhos para vacinar, participem da campanha.
A vacina ainda será oferecida nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família nesta sexta-feira(08), durante os horários normais de funcionamento.
Para avançar na cobertura vacinal nos bairros das regiões leste, sul e centro oeste, locais apontados pelo relatório da Vigilância Epidemiológica com menor adesão à campanha, durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a vacinação por meio de duas equipes volantes nestas regiões que compreendem os bairros Piracicamirim, Morumbi, Vila Independência Nova América, Jardim Elite, Higienópolis, Caxambu, Centro, Vila Cristina, Jaraguá e Novo Horizonte.
A enfermeira Viviane Ferrazzo Liva, Vigilância Epidemiológica do município, disse que a vacina será oferecida ainda no próximo domingo, no período da manhã, na Rua do Porto e à tarde, no Paraíso da Criança. “Essas ações têm por objetivo alcançar a meta preconizada de 95% da população abaixo dos 5 anos’, disse.