Foi encerrada hoje(01), a 2ª Oficina Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional, do Programa URB-AL de cooperação descentralizado de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina. A oficina que contou com a participação de representantes dos municípios envolvidos apresentou proposta de ações que podem ser tomadas denominada de “Declaração de Piracicaba de compromisso com a Segurança Alimentar e Nutricional”.

A Declaração está concentrada em cinco eixos temáticos avaliados pelos municípios parceiros: Meio Ambiente enfocando a produção de alimentos (horta), Acesso aos Alimentos, Educação Nutricional e Controle dos Desvios Nutricionais da População, Alimento Seguro e Comunicação.

Durante o encerramento do encontro o prefeito Barjas Negri destacou que a união entre as cidades participantes é um passo importante no sentido de minorar os problemas relativos a segurança alimentar. “Não basta estabelecermos a “Declaração de Piracicaba” há necessidade de prosseguirmos nessa cooperação para avançarmos neste longo caminho a ser percorrido que é garantir o acesso a alimentação de forma segura e contínua”, disse.

Realizada no período de 29 de agosto a 1º de setembro, a Segunda Oficina Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional reuniu representantes das cidades participantes do intercâmbio como Piracicaba, Rio Claro e São Bernardo do Campo, do Brasil; San Joaquin, do Chile; Chorrilos, do Peru; Pigna e Mendatica, da Itália e Arraiolos e Borba, de Portugal em torno do levantamento de ações de segurança alimentar(SAN), realizado pelos municípios sócios, no decorrer de um ano de atividade.

De acordo com a secretária Municipal de desenvolvimento, Maria Angélica Guércio, em uma próxima etapa, o grupo partirá para a elaboração de ações previstas na declaração, além do aperfeiçoamento das que já estão em curso.