Dentro da filosofia de apoiar todas as modalidades esportivas e permitir o acesso gratuíto às pessoas, a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, em parceria com a Ascapi- Associação de Canoagem de Piracicaba, mantém uma escolinha de canoagem, freqüentada atualmente por 40 alunos e inserida no Projeto Desporto de Base (PDB), no qual visa fornecer a prática de diversas modalidades.
De acordo com Guilherme Salles, responsável pela escolinha, a Ascapi foi fundada em 1998 e fornece aulas de canoagem gratuitas na lagoa do Parque da Rua do Porto de segunda, quarta e sexta, das 9 às 11 horas e das 16 às 18 horas.
Segundo Salles, para as diversas modalidades do PDB existem três fases ou níveis em que os alunos poderão ser inseridos, que são: Fase I, II e II. A Fase I é para alunos iniciantes que irão ter o primeiro contato com a modalidade. São desenvolvidos aspectos mais voltados ao laser. Nestas aulas são ensinados os fundamentos básicos de remada como os deslocamentos (frontal e lateral), mudanças de direção entre outros. “É importante ressaltar que nesta fase não se exige nenhum comprometimento em termos de freqüência em todos os horários das aulas, o objetivo é fornecer um espaço no qual as pessoas possam desfrutar da interação entre ela, o barco e o meio ambiente”.
Salles explica que caso o aluno se interesse pela modalidade, após ter o domínio dos fundamentos de locomoção e de segurança, poderá passar a Fase II. Nesta fase, chamada de aperfeiçoamento, são ensinados fundamentos mais específicos da modalidade slalom, deixando o praticante apto a participar de eventos e tendo o interesse ele poderá integrar parte da equipe competitiva da ASCAPI.
De acordo como coordenador da escolinha, a equipe de competição da Ascapi participa de campeonatos estatuais e nacionais, nos quais atletas classificam-se até para campeonatos mundiais. “Tendo a evolução da Fase II, o atleta automaticamente inicia preparação visando o alto rendimento no qual fará parte da Fase III, chamada de Alto Rendimento”, observou.
Salles ressalta que apesar de iniciar todo o trabalho visando o lazer, “desde o início existe planejamento a longo prazo”. Atualmente a Ascapi possui uma casa de barcos localizada no Parque da Rua do Porto, na qual estão guardados todos os equipamentos necessários para a prática da canoagem em todas as três fases. As aulas são gratuitas e a Associação fornece todo o material necessário, porém o participante deve saber nadar.
A escolinha possui atualmente cerca de 40 alunos na fase I, 8 na fase II e 7 na fase III. São quatro professores responsáveis sendo que todos fazem parte do Curso de Educação Física, no qual dois são formados e dois alunos de graduação. Qualquer dúvida entrar em contato Guilherme S.L.M.Salles pelo telefone 19-97931660.
O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Pedro Mello, ressalta que atual administração valoriza bastante a canoagem e isto ficou bem claro com a instalação no Parque da Rua do Porto, da Casa de Barcos e a escolinha de canoagem. Ambos serviços atendem reivindicações dos esportistas que se dedicam à prática da canoagem. Piracicaba já sediou importantes competições do circuito paulista e brasileiro da modalidade.
Pedro Mello enfatizou que a Casa de Barco significou ganho importantíssimo em termos de competitividade e praticidade. “Piracicaba não tinha uma casa para armazenar os equipamentos esportivos utilizados na canoagem com qualidade e segurança. Com a nova obra, os canoístas dispõem de espaço físico adequado, além de contar com uma sede própria, em local bem localizado, às margens da Lagoa da Rua do Porto, local de treinamento das equipes da ASPIR e ASCAP, representantes do município em diversas competições, reiterou”.