Mais do que uma obra de engenharia e arquitetura, a inauguração da nova ponte sobre o rio Piracicaba marca o bom momento da cidade em termos de desenvolvimento industrial e comercial. Projetada pela Prefeitura para receber 35 mil veículos por dia, a nova ponte será aberta para a passagem de veículos amanhã (31), a partir das 10 horas, quando o prefeito Barjas Negri, autoridades e convidados participarão de cerimônia que há 40 anos não acontece em Piracicaba. Por quatro décadas, a cidade contou apenas com cinco pontes e, dentro da programação dos 239 anos, acompanha a entrega da sexta ponte – uma obra moderna, que utilizou tecnologia de ponta em engenharia civil.

As expectativas são positivas, especialmente para o prefeito Barjas Negri, que defendeu a construção desde o início de sua Administração, há 18 meses. Para conseguir colocar em prática esse projeto histórico para Piracicaba, a Prefeitura cobrou prazos das empresas contratadas para a execução da obra, conseguindo concluir os trabalhos no prazo estimado.

A partir de amanhã (31), Piracicaba terá uma nova ponte, pela qual passarão veículos da cidade e de toda a região, melhorando o fluxo tanto para quem chega quanto para quem saiu do município. Estudos do Ipplap calculam que de um lado do rio residam 263 mil pessoas, e do outro, 97 mil. A região (32 municípios) contabiliza mais de 1,2 milhão de pessoas.

Com 140 metros de extensão e 10 metros de largura, a inauguração da nova ponte sobre o rio Piracicaba integra amplo projeto de remodelação viária, composto também por completa reforma na ponte do Lar dos Velhinhos.

Com moderna estrutura, a nova ponte utilizou mais de 150 toneladas de aço em sua armadura e 4 mil m2 de concreto. Todo o complexo da obra recebeu paisagismo, iluminação e sinalização.

Presente para Piracicaba

Disposto a inaugurar a nova ponte sobre o rio Piracicaba em agosto, mês de aniversário da cidade, o prefeito Barjas Negri fala com carinho da obra. “Além da necessidade física, a nova ponte marca um futuro promissor para nossa cidade. Simboliza o progresso e o momento promissor de Piracicaba, que registra índices crescentes na indústria e contratações”, defende Barjas.

A inauguração da nova ponte, argumenta o prefeito, comprova o respeito ao cidadão. “Projetamos e cumprimos o compromisso de melhorar a malha viária nesta região da cidade. Sem dúvida, um marco para Piracicaba, que poderá ser usufruído por mais de 30 mil pessoas diariamente”, afirma.

Modernidade

O superintendente do Shopping Piracicaba, Silvio Gonzales, acompanhou a obra desde o início e ressalta os benefícios para os motoristas piracicabanos e de toda a região. “Além de melhorar a fluidez do trânsito, proporcionará mais conforto e rapidez aos motoristas”, afirma.

Com formação em engenharia civil, Silvio valoriza a obra da construção da ponte em sua essência: “é motivo de comemoração acompanharmos a construção de uma ponte. No nosso caso, uma obra que trará benefícios a curto, médio e longo prazo”, completa o superintendente do Shopping.

RAIO X:

Data de início das obras: 09/01/2006

Data de inauguração: 31/08/2006

Valor da nova ponte: R$ 2.870.000,00

Valor da reforma da ponte do Lar dos Velhinhos: R$ 256.797,00

Empregos diretos: 100

Empregos indiretos: 100

Volume de veículos por dia: 35 mil

Estrutura da nova ponte: armações metálicas, pavimento asfaltado, pilares de sustentação e estruturas laterais.

Reforma da ponte do Lar dos Velhinhos: reformulação dos pilares de sustentação e recuperação dos pontos com erosão na margem do rio.

Malha viária: construção de nova rotatória na confluência das avenidas Renato Wagner e Centenário