De 28 de agosto a 1 de setembro acontece em Piracicaba, a Segunda Oficina Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Programa URB-AL de cooperação descentralizado de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina, no qual Piracicaba é sócia efetiva da rede 10 que luta contra a pobreza urbana.

A oficina que terá como tema ”Políticas e Ações Municipais de Segurança Alimentar: realidada, limites e possibilidades da intersetorialidade” contará com a participação de dois representantes de cada um dos municípios envolvidos: Piracicaba, Rio Claro e São Bernardo do Campo. No Chile, San Joaquin; no Peru, Chorrilos; na Itália, Pigna e Mendatica; e em Portugal, Arraiolos e Borba.

Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, a oficina é o último encontro previsto dentro do projeto e terá como objetivo reunir o levantamento de ações de segurança alimentar(SAN), realizado nos municípios sócios, no decorrer de um ano de atividade. “Na oportunidade será elaborada uma proposta de diretrizes, com um conjunto de intenções para ações voltadas a SAN que receberá o nome de Declaração de Piracicaba”, disse.

A proposta será concentrada em cinco eixos temáticos avaliados pelos municípios parceiros: Meio Ambiente, Acesso aos Alimentos, Educação Nutricional e Controle dos Desvios Nutricionais da População, Alimento Seguro, Produção de alimentos e Comunicação.

A Segunda Oficina Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada no Centro de Convenções do Hotel Fazenda Fonte Colina Verde, em São Pedro.

De acordo com Angélica Guércio, em uma próxima etapa, o grupo partirá para a elaboração de ações, além do aperfeiçoamento das que já estão em curso.