Artistas e empresas que promovem e destacam a cultura piracicabana serão premiados no mês de agosto pela nova Lei 5.736/06 – “Fabiano Rodrigues Lozano”, sancionada em 24 de maio de 2006 pelo prefeito Barjas Negri e pela secretária da Ação Cultural, Rosângela Camolese.
Na manhã de hoje, Rosângela Camolese apresentou à imprensa, o troféu, as medalhas e os nomes dos membros da comissão que elegerá os premiados na próxima terça-feira (22), às 14h, no Engenho Central. A secretária falou sobre a necessidade de criar uma nova lei para homenagear o maior número de artistas piracicabanos em vida. “Priorizamos o patrimônio artístico piracicabano. A nova Lei incluiu na premiação a medalha Olênio Veiga, antes, instituída na Lei 5.194, e incluiu mais sete novas modalidades”.
São membros da comissão Rosângela Camolese, indicada pelo prefeito Barjas Negri; Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, indicada pela secretária da Ação Cultural; Sandro Alves Silveira, indicado pela Câmara de Vereadores; Zilmar Ziller Marcos e Delfim Sérgio F. da Rocha, indicados pela Comunidade Artística de Piracicaba.
Este ano a premiação será no domingo (27), às 17, junto com o 33º Salão de Humor no Parque do Engenho Central. O artista interessado em concorrer a premiação deverá encaminhar seu currículo até a próxima segunda-feira (21), até 17h na secretaria ou pelo e-mail semac@piracicaba.sp.gov.br .
Confira as medalhas instituídas na premiação de mérito cultural “Fabiano Rodrigues Lozano”.
– Artes Plásticas: Medalha “Umberto Silveira Consentino”;
– Música: Medalha “Prof. Olênio de Arruda Veiga”;
– Arquitetura: Medalha “Serafim Corso”;
– Literatura: Medalha “Profª Branca Motta de Toledo Sachs”;
– Artes Cênicas: Medalha “José Maria Carvalho Ferreira”;
– Artes Visuais e fotografia: Medalha “Cícero Corrêa dos Santos”;
– Dança: Medalha “Íris Ast”;Folclore ;
– Tradições Populares: Medalha “João Chiarini”.