A 8ª Exposição Nacional de Orquídeas, que acontecerá no Engenho Central, deve ser visitada por 20 mil pessoas. Com apoio da Prefeitura, através das secretarias de Ação Cultural e Turismo, o evento reunirá 46 cidades do país, sendo a maioria do Estado de São Paulo. A entrada é gratuita.

O evento será aberto oficialmente nesta sexta-feira (18), a partir das 20 horas e prossegue até domingo (20). A entrada será pela Ponte do Morato.

A exposição é organizada pela Associação Orquidófila Piracicabana e segundo Fernando Olitta, presidente da Orquipira, estarão expostas em torno de 1.500 a 2.000 plantas floridas. Ele afirmou que a cada edição da exposição, cresce o interesse pelas orquídeas, sejam para ornamentação ou para comercializar.

Programação:Sexta-feira – 18/08/200608:00 às 12:00 hs …………. Recebimento das plantas;14:00 hs às 18:00 hs……….. Julgamento das Plantas;20:00 hs …………………. Abertura Oficial da Exposição.Sábado – 19/08/200609:00 às 21:00 hs …………. Visitação Pública;às 14:00 hs ………………. Aula sobre cultivo de orquídeas – Robinson Viegasàs 16:00 hs ………………. Aula sobre cultivo de orquídeas – Dalton H. Baptista.Domingo – 20/08/200609:00 às 18:00 hs …………. Visitação Pública;às 10:00 hs ………………. Aula sobre cultivo de orquídeas – Robinson Viegasàs 16:30 hs ………………. Entrega dos premios.18:00 hs ………………………. Encerramento.

O que é uma Orquídea

A família das orquídeas é a maior família dos angiospermas. São mais de 35mil espécies já descritas, além das formas híbridas produzidas por cruzamento de forma espontânea e cultivada. Existem orquídeas das mais variadas dimensões, desde pequenas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete até plantas que chegam a três metros de altura. As flores típicas da orquídea apresentam a mesma estrutura, sendo formadas por três sépalas (verticilo externo) , três pétalas (venticilo interno). Uma dessas pétalas, chamada de labelo, é na maioria das vezes maior e mais vistoso. A partir do centro da flor surge o ginostênio, um órgão carnudo e claviforme que contém o órgão masculino (estames) e o feminino (carpelos). A orquídea é uma flor hermafrodita. No extremo do ginostêmio encontra-se a antera, que contém os grãos de pólem, agrupados em oito massas ,chamadas políneas. Logo abaixo existe uma pequena depressão da superfície vistosa na qual as políneas são depositadas durante a polinização, o estígma. Logo abaixo está o ovário, que após a fecundação se desenvolve e forma uma cápsula onde ficam guardadas cerca de um milhão de sementes.As orquídeas são plantas monocotiledônias, caracterizadas pela presença de um único cotiledone, nervação paralelinérvia e flores do tipo 3 (partes florais em número multiplo de 3).Florescem apenas 1 vez por ano, e sua floração dura de 3 dias a 1 mês, variando de acordo com cada espécie.