A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), iniciou a segunda fase da construção da Policlínica de Santa Terezinha. O prazo para término é o primeiro semestre de 2007. A obra tem recursos municipal e federal, orçada em R$ 1,4 milhão de reais. A nova Policlínica terá área construída de aproximadamente 1.352 m2.

A proposta da Policlínica de Santa Terezinha, segundo o prefeito Barjas Negri, é de que aquela região, com mais de 80 mil habitantes, seja tratada como “cidade”, tendo próximo todos os serviços públicos, sempre com qualidade.Dentro da proposta de trabalho da administração, a primeira etapa da Policlínica foi a reforma completa do Pronto-Socorro da Vila Sônia “Nestor Longatto”.

A primeira parte da obra inclui a construção de dois pavimentos, com cerca de 985 m2. A segunda terá área de 172 m2, e o terceiro bloco será de aproximadamente 196 m2. Segundo engenheiros da Secretaria de Obras, no local já foram executados serviços de demolição da lavanderia e da farmácia. Nesta semana, foi iniciada a demolição do prédio que abrigava atividades dos moradores no bairro. Em seguida será feita a terraplanagem e marcação da obra.

A Policlínica terá dois andares, com acesso pela rua Dino Bueno, onde funcionarão os consultórios médicos, recepção com sanitários para público e portadores de necessidades especiais (cadeirantes) e bebedouro, setor administrativo, cozinha e a ala de consultórios do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Vila Sônia.

No pavimento superior, com acesso por escada e interligado com a fase I da Policlínica, já inaugurada contará com diversas salas como de procedimentos médicos, pequenas cirurgias, recuperação de pacientes, consultórios, almoxarifado além de salas para exames específicos de eletrocardiograma, endoscopia, broncoscópia, eletroencefalograma e de espera.

O segundo prédio deverá abrigar a lavanderia, a sala de esterilização e do necrotério. E a terceira edificação, ainda desta fase II estará destinada à sala de reuniões, sanitários (masculino e feminino), refeitório e mais duas salas disponibilizadas para cursos ministrados à comunidade ou eventos locais.

A policlínica está localizada em região de aproximadamente 80 mil moradores, que estarão sendo beneficiados com mais esta fase em execução garantindo atendimento de segunda à sexta-feira, no horário das 7h às 17h. Paralelamente o pronto-socorro “Nestor Longatto” continuará atendendo de segunda à segunda, 24 horas.