A Secretaria Municipal de Educação promove, amanhã (dia 10), evento no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”, com o objetivo de valorizar e estimular a leitura, a partir das 19 horas, com entrega de livros e apresentação da peça teatral “A corda e o livro”, destinada a professores, com apoio da Belgo. “Ler é uma das competências mais importantes a serem trabalhadas com o aluno. No Brasil, infelizmente, a leitura é uma das principais deficiências do estudante”, disse Giselda Lombardi Ercolin, secretária municipal de Educação.
A Secretaria de Educação fará, primeiramente, a entrega das bibliotecas a 30 escolas municipais de ensino fundamental – EMEFs. Cada unidade receberá coleções de livros para o aperfeiçoamento dos professores e livros paradidáticos destinados aos alunos. Foram adquiridos 209 títulos diferentes de livros para os professores, totalizando 6480 exemplares e investimento de R$ 123.554,00. “Para os alunos da etapa inicial e de 1ª a 4ª séries, foram comprados 222 títulos diferentes, totalizando 20 mil livros no valor de R$ 250 mil”, disse Giselda.
“Ler é saber. O primeiro resultado da leitura é o aumento do conhecimento. Ler é trocar. Ler não é só receber, é comparar as experiências próprias com as narradas pelo escritor; é dialogar, é exercitar o discernimento, é ampliar a percepção, é ser motivado à observação de aspectos da vida que antes passavam despercebidos. Enfim, ler bons livros é capacitar-se para ler a vida”, finaliza a secretária.