A secretaria municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) está realizando, desde a última segunda-feira (17), a revisão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e portadores de necessidades especiais.
O BPC é um benefício mensal no valor de um salário mínimo garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 203, inciso V, para a pessoa portadora de deficiência sem limite de idade e ao idoso com mais de 67 anos, que comprovem não ter condições econômicas de se manter e nem de ter sua subsistência mantida por sua família.
A secretária da Semdes, Maria Angélica Guércio informou que esta revisão é necessária para garantir constante avaliação das reais condições financeiras do beneficiado e é feita anualmente. Segundo ela, em Piracicaba serão recadastradas 117 pessoas, que recebem o BPC. No município recebem o BPC desde 2000, 1.218 pessoas.
Esta população será procurada por assistentes sociais da Semdes devidamente credenciadas, que buscarão novamente os dados destes beneficiários. A falta do cadastramento acarreta no cancelamento do benefício. No início deste ano, a Semdes recadastrou uma parte e agora executa esta segunda parte.