Começa hoje (18), no Engenho Central, em Piracicaba, quarta edição do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira). A cerimônia de abertura contará com a participação autoridades relacionadas ao setor sucroalcooleiro, entre elas, o secretário estadual de Agricultura, Alberto José Macedo Filho; a representante do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Dra. Aneli Franznann; o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, além de várias autoridades locais.

Antes da abertura oficial do evento, o Departamento de Ação Regional (Depar) da Fiesp, por meio da sua Diretoria Regional, promove, das 13 às 15 horas, o Ação Fiesp – encontro comandado por Paulo Skaf, com a participação de empresários e lideranças regionais. Com apoio do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), o evento vai discutir a realidade da indústria na cidade de Piracicaba e arredores.

Às 15 horas, ocorre a cerimônia oficial de abertura do Simtec, com a participação de autoridades, expositores e convidados.

O Simtec 2006 será realizado até a próxima sexta-feira, dia 21, das 14h às 21 horas. O evento está com 170 estandes, ocupando uma área de 8.500 m2. A expectativa é que 20 mil visitantes de todo o país e do mundo visitem a mostra, que deve gerar R$ 250 milhões em negócios em seus quatro dias de realização, e mais aproximadamente R$ 1,5 bilhão em negócios para a região de Piracicaba nos próximos quatro anos.

“O Simtec 2006 já se sedimentou como um dos principais eventos do setor sucroalcooleiro da América Latina”, enfatizou José de Jesus Vaz, coordenador do evento, em parceria com Matheus Berto. “Por este motivo, o simpósio atrai a presença de executivos de todo o Brasil, além de diversas comitivas de empresários e profissionais estrangeiros”.

Como nas edições anteriores, o Simtec contará com um abrangente simpósio, reunindo palestrantes brasileiros e de importantes associações e empresas internacionais.

A grande novidade deste ano está no fato do evento sediar pela primeira vez o Simbio (Simpósio sobre Biotecnologia na Cana-de-açúcar, que chega à sua segunda edição), graças a uma parceria firmada com a Fundação de Estudos Agrários “Luiz de Queiroz” (Fealq). A proposta é aproveitar a realização do Simtec para divulgar pesquisas relacionadas ao aproveitamento da biomassa no processamento de biocombustíveis como fontes de energia limpa, renovável e sustentável.

De acordo com Matheus Berto, a realização simultânea do Simtec-Simbio proporcionará um rico intercâmbio entre os setores industrial, agrícola e tecnológico. “As palestras apresentarão um amplo e detalhado panorama do setor sucroalcooleiro brasileiro, favorecendo seu desenvolvimento”, afirma um dos coordenadores do Simtec.Sobre Piracicaba e o setor sucroalcooleiro – A macrorregião de Piracicaba é conhecida pela vanguarda da indústria de equipamentos e de produtos para o setor sucroalcooleiro, e também pela presença de importantes instituições ligadas à área de pesquisas, como a ESALQ (Escola de Agronomia da USP) e o CTC (Centro Tecnológico da Copersucar). Contando com o maior número de plantadores de cana do Brasil, a cidade ainda foi escolhida pelo governo federal como o Pólo Nacional de Biocombustíveis e, no momento, realiza diversos estudos sobre a produção de biodiesel no país.

FICHA TÉCNICA:

* SIMTEC 2006 – De 18 a 21 de julho, das 14 às 21 horas. Entrada até às 19h30 – Engenho Central – Piracicaba/SP

* Acesso mediante credenciamento, pelas ponte Pênsil e do Morato

* Estacionamento com seguro e seguranças.

* Proibida entrada de menores de 16 anos mesmo acompanhado dos pais.

* Programação de palestras – todas gratuitas e abertas ao público – com especialistas brasileiros e estrangeiros sobre o setor sucroalcooleiro e os avanços da biotecnologia da cana-de-açúcar.

* Informações: www.simtec.com.br.

Realização:

* Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras)

* Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo)

* Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)

* Ciesp/Regional Piracicaba

* Prefeitura Municipal de Piracicaba