O Secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Antonio de Alcântara Machado Rudge, esteve em Piracicaba ontem (dia 14) visitando a 50ª edição dos Jogos Regionais, que encerra hoje (dia 15), às 15 horas, no ginásio municipal Waldemar Blatkauskas, quando ocorrerá a passada da bandeira da competição para São Manuel, sede do evento de 2007. Rudge foi recebido pelo prefeito Barjas Negri e pelo secretário municipal de Esportes, Pedro Mello. “Piracicaba esta fazendo competição de primeiro mundo”, disse Rudge.

Barjas Negri comentou sobre a qualidade técnica dos atletas desta edição e que desde 1988 a cidade não sediava os Regionais. “A última vez que ficamos em primeiro lugar foi há 20 anos. E nesta sexta-feira já podemos considerar vitoriosos, pois do ponto de vista matemático ninguém passa Piracicaba”, disse o prefeito.

Para vencer os Jogos Regionais tem que somar o maior número de pontos. Piracicaba terminou o penúltimo dia de competição com 275 pontos, em segundo ficou São Carlos – 217 pontos – e em terceiro Bauru – 203,5 pontos. “Este critério foi determinado devido aos jogos coletivos. Diferenciando das Olimpíadas, que é por medalhas”, disse Rudge. “Se fosse assim, cidades fortes em atletismo e natação, modalidades individuais, teriam vantagem”.

“Conheci a filosofia do clube Pinheiros em São Paulo e estamos implantando em Piracicaba junto aos clubes e entidades esportivas. O objetivo é estimular modalidades esportivas diferentes em cada local”, disse Pedro Mello. “Temos também o Projeto Clarear, que estimula pratica esportiva com portadores de deficiência”, completou.

Piracicaba pleiteia sediar os Jogos Abertos de 2008. Para isto, precisa vencer as cidades de Santos e Araçatuba, através de votação secreta durante a edição deste ano de São Bernardo do Campo. “Votam as cidades que participaram dos Jogos Abertos em 2005 e neste ano”, disse Antonio Carlos Perina, Coordenador de Esportes da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer.