As entidades organizadoras do Simtec (Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira) promoveram, na manhã de hoje (28), na sede do Simespi, coletiva de apresentação para imprensa do evento deste ano.
Após exibição de vídeo sobre o Simtec 2005, o coordenador-geral José de Jesus Vaz destacou as características do Simtec como evento fomentador de tecnologias e negócios. O coordenador ressaltou o conteúdo das palestras, todas gratuitas e abertas ao público, assim como a parceria na realização do Simbio (Simpósio sobre Bioenergia na Cana-de-açúcar). “O crescimento do setor sucroalcooleiro está impulsionando a evolução do Simtec como evento”, disse José Vaz. A participação da Petrobras – com um estande e na programação de palestras – foi confirmada durante a coletiva com a imprensa.
Os representantes das entidades organizadoras também manifestaram a importância do Simtec para o dia-a-dia da cidade e a geração de negócios. José Coral, presidente da Coplacana, estima um crescimento de 20% no volume de negócios durante a feira. “Tanto cooperados quando produtores rurais visitam o Simtec com o objetivo de firmar negócios promocionais”, explica.
No espaço da Coplacana são instalados estandes em parceria com fornecedores de insumos, máquinas e implementos. Para o presidente José Coral, o Simtec apresenta-se como uma oportunidade de realizar bons negócios. “Durante o evento, temos preços e condições de pagamentos diferenciados, assim como alternativas de financiamentos, beneficiando nossos cooperados e proporcionando-lhes menores custos de produção”, destaca.
O secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Piracicaba, Luciano Almeida, disse que comitivas da América Central estão buscando informações para visitar o evento. “Tudo indica que comitivas da Costa Rica, Salvador, Honduras e Guatemala confirmem participação no Simtec”.
Para o diretor do Ciesp, Francisco Fabião, o Simtec reforça a importância de Piracicaba no cenário sucroalcooleiro. “No último mês, houve um aumento de 4,5% em geração de empregos, a maioria ligada ao setor metal-mecânico, diretamente ligado ao sucroalcooleiro”, confirmou Fabião.
O incentivo à receptividade foi lembrado pelo diretor da Acipi, Jorge Aversa, assim como a possibilidade de movimentação no comércio local: “entre serviços e comércio, estimamos uma injeção financeira de 1,5 milhão durante os dias de realização da feira”, opina Aversa.
A prestação de serviços durante o evento também impulsiona a economia local. “A preparação dos estandes, a divulgação, a recepção de visitantes em hotéis e restaurantes e a demanda por entretenimento geram um afluxo de recursos para a economia piracicabana nos mais diversos setores”, lembra o diretor da Acipi.
AÇÃO FIESP – No dia 18, data de abertura do Simtec, o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, promoverá em Piracicaba o Ação Fiesp – encontro empresarial com representantes de vários segmentos, para o encaminhamento de idéias e sugestões.
Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp, explicou que o Ação Fiesp ocorrerá no próprio Engenho Central, antes da abertura oficial do Simtec. “Organizaremos uma reunião com empresários, como é a proposta do Ação Fiesp, e depois será promovido encontro com autoridades e convidados”, detalha.
Marlene lembra que, pela primeira vez, a Fiesp terá um estande no Simtec. “Estamos formatando a Sala de Crédito, um espaço onde a Fiesp leva instituições bancárias aos visitantes do evento”, completa.
SIMTEC 2006 – A quarta edição do Simtec – Simpósio Internacional de Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira – tem tudo para confirmar-se com um dos mais importantes eventos do setor, inserido num cenário de ascensão da cadeia sucroalcooleira.
Entre os dias 18 e 21 de julho, no Engenho Central (Piracicaba/SP), expositores, pesquisadores, fabricantes de equipamentos, produtores rurais, grupos empresariais e visitantes terão a chance de protagonizar um importante momento do setor sucroalcooleiro. O mundo volta-se ao desenvolvimento de energias renováveis e o Simtec propõe-se a ser um dos divulgadores destes avanços.
Os expositores apresentarão ao público as novidades em termos de termos de equipamentos e serviços. Também o simpósio – que nesta edição ganhou o reforço do Simbio (Simpósio sobre biotecnologia na cana-de-açúcar) – apresenta-se como uma ferramenta de reciclagem profissional, tornando-se um espaço multiplicador de pesquisas e avanços tecnologias.
Ao abrir um espaço verdadeiramente democrático, o Simtec 2006 mantém-se ligado às tendências mundiais de serviços e equipamentos, oferecendo ao público a oportunidade de acompanhar detalhes e informações da cadeia sucroalcooleira nacional e internacional.
Em números, a expectativa é reunir mais de 20 mil visitantes, proporcionando a geração de negócios em torno de R$ 250 milhões (iniciados ou decorrentes de contatos feitos durante o evento). Serão 160 expositores que levarão ao público novas tecnologias, serviços e equipamentos.
FICHA TÉCNICA
Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Agroindústria Sucroalcooleira
Local: Engenho Central – Piracicaba – SP – Brasil
Site oficial: www.simtec.com.br
Telefone: (19) 34.17.8604
Data: 18 a 21 de julho de 2006.
Realização:
* Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras)
* Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo)
* Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba)
* Ciesp/Regional Piracicaba
* Prefeitura Municipal de Piracicaba
Organização: MVM Promoções e Eventos