A Festa do Divino de Piracicaba começa com a missa no salão de festas da Capela do Divino Espírito Santo (Largo dos Pescadores, Rua do Porto), derrubada e benção dos barcos no rio Piracicaba, além do envio e benção das bandeiras, no dia 9 de julho, sendo que a programação vai até o dia 16. São 180 anos de tradição na cidade, tendo como tema neste ano “Jesus: caminho, verdade e vida” e festeiros o casal Hélio Bonato e Antonia R. Bigaran Bonato.

A Irmandade do Divino Espírito Santo de Piracicaba, organizadora do evento em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, está recebendo doações e prendas que serão utilizadas em diversas ações, como leilões. Interessados em colaborar podem ligar para (19) 3434-9701, ou comparecer a sede da Irmandade (rua Moraes Barros, 58 – Largo dos Pescadores). A 180ª Festa do Divino tem programação dividida na parte religiosa e festiva.

Além do domingo (dia 9), a programação religiosa conta com o tríduo nos dias 10, 11 e 12 de julho, sempre às 20 horas no salão do Divino Espírito Santo; visita e benção das casa na Rua do Porto pelo Capelão Pe. Cândido Ap. Mariano e pela festeira Antonia Bonato.

O momento tradicional e mais esperado pelos fies acontece no sábado (dia 15), quando ocorre a Procissão do Divino e o culminante Encontro das Bandeiras e solene Missa Campal com o Pe. Cândido Mariano e o Diácno Luiz Ventrurini.

O último dia da programação religiosa será no domingo (dia 16), com procissão da Bandeira do Divino Espírito Santo, seguida da Missa Campal que encerra-se com a passagem da bandeira oficial do Divino pelos festeiros deste ano para Vlademir Mario Rodrigues e Marivande B. de Godoy Rodrigues, casal de 2007.

Apóiam esta edição as empresasb Bonato & Cia. Ltda e Casarim – Mármores e Granito.

Programação festiva

Dia 13/07

20h – jantar e apresentação de seresteiros

Dia 14/07

20h – jantar, leilão e apresentação musical

Dia 15/07

14h – festanças folclóricas

20h – jantar e atrações musicais

23h – roda de cururu

Dia 16/07

10h – leilão de gado

11h às 14h – almoço

14h – festanças folclóricas

20 h – encerramento da festa com Salva de Morteiros