A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) foi sede hoje (24), do primeiro encontro que reuniu representantes do projeto URB-AL: “Políticas e Ações Municipais de Segurança Alimentar: realidade, limites e possibilidades de inter-setorialidade”. O projeto é uma interligação com a América Latina coordenada por Piracicaba, através da Semdes, que tem como parceiros oito municípios, Rio Claro e São Bernardo do Campo; San Joaquin, do Chile; Chorrilos, do Peru; Pigna e Mendatica, da Itália; Arraiolos e Borba de Portugal.

O encontro teve como finalidade a integração dos representantes, o planejamento das atividades e o diagnóstico que será proposto na Oficina Internacional que acontecerá na última semana de março, em local a ser definido, quando as cidades participantes trarão projetos para cruzar as informações.

Financiado pela Comissão Européia, o URB-AL é um programa horizontal de cooperação descentralizado de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina, o qual Piracicaba participa através da Rede 10, que consiste na melhoria da qualidade das políticas públicas locais de combate à pobreza urbana, nas cidades da América Latina e Europa.

De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Angélica Guércio, este projeto foi solicitado pela da Semdes, junto à comunidade Européia, através do Escritório de Relações Internacionais, sediado na Prefeitura de São Paulo.