Exposição A Impressão do Imaginário
O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes sedia de 19/11 a 24/01/2026, a exposição A Impressão do Imaginário, do artista visual e xilogravurista Tony Azevedo. A mostra tem entrada gratuita e pode ser vista de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados e feriados, das 10h às 14h.
A exposição reúne 15 obras produzidas entre 2015 e 2025, selecionadas para conduzir o público por uma trajetória que evidencia o amadurecimento técnico e artístico de Tony Azevedo. As peças representam a tradição da xilogravura — profundamente enraizada na cultura nordestina —, mas também incorporam experimentações que ampliam seus limites expressivos.
O conjunto de trabalhos abrange xilogravuras, gravuras em metal (ponta seca), linoleogravuras, matrizes perdidas coloridas e outros experimentos gráficos. O resultado revela uma pesquisa que dialoga tanto com a fidelidade à tradição quanto com a ousadia da contemporaneidade.
Segundo o artista, o objetivo central é fazer com que o preto no branco, essência da xilogravura, emerja com força e clareza, evidenciando gestos firmes e marcantes. “Mas é também no diálogo com o contemporâneo que abro espaço para o inesperado”, afirma Tony. “As cores sobrepostas, as matrizes perdidas coloridas e os contrastes cromáticos criam novas texturas e atmosferas poéticas, reinventando a gravura sem apagar sua origem.”
A diretora do museu, Ana Torrejais, destaca o caráter reflexivo da mostra. “Mais do que um percurso estético, A Impressão do Imaginário é um convite poético à reflexão: como as imagens gravadas em madeira, linóleo ou metal podem iluminar nossas memórias coletivas, manter vivas as raízes culturais e, simultaneamente, abrir caminhos para novos horizontes criativos”, afirma.
Museu Prudente de Moraes (rua Santo Antônio, 641 – Centro).
Início: quarta-feira 19 novembro, 2025 às 09:00
Fim: sábado 24 janeiro, 2026 às 14:00
Local: Museu Prudente de Moraes: Rua Santo Antônio, 641 – Centro.
