Piracicaba, 22 de Agosto de 2014

Data: 20/09/2012

Autor: Flávia Silva Mtb 43.882

Fonte: Semdes

Pelo menos 10 pessoas entre beneficiários dos Programas de Transferência de Renda e comunidade geral, participaram na manhã de hoje (20), de oficina temática, realizada pelo Centro de Referencia de Assistência Social (Cras) São José, unidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

A oficina realizada com base nas temáticas discutidas em capacitação com equipes técnicas, sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, trata o assunto “participação social” de forma bastante informativa, com apoio de dinâmicas diferenciadas, para a interação dos convidados.

Segundo Samanta Camargo, beneficiária do Bolsa Família, a oficina ofereceu oportunidade de conhecimento. “Na dinâmica foi possível entender que se, não fizermos algo por nós mesmos, ninguém irá fazer. Devemos nos posicionar”, diz.

A oficina que está sendo oferecida em todas as unidades de atendimento dos Cras, tem o objetivo de fomentar a reflexão sobre a importância e os meios de participação social em espaços públicos de consulta popular e/ou deliberativo.

Para auxiliar a comunidade sobre participação social, conselhos municipais, Sistema Único de Assistência Social, o Cras São José entregou aos convidados, uma pequena cartilha com informações precisas.

A área social conta hoje, com sete unidades de atendimento social às famílias, instaladas nos bairros Centro, São José, Vila Sonia, Piracicamirim, Jardim São Paulo, Novo Horizonte e Mario Dedini. Os Cras atuam no atendimento às famílias e indivíduos em seu contexto comunitário, visando a orientação e o fortalecimento do convívio sociofamiliar.

Cras Mario Dedini

O Cras Mario Dedini realizou no último dia 13, a oficina sobre participação social, onde reuniu 10 pessoas para a discussão e dinâmica. Entre os convidados, haviam integrantes de movimentos de bairros e de conselhos de escolas.